Resolucões do Encontro da Comissão Permanente 
Amados no Senhor, como prometido, aqui estão 
algumas das resoluções/conclusões/recomendações da 60a sessão da Comissão Permanente (CP) da Igreja que decorreu de 22 à 23 de Março de 2019 na Paróquia do Cristo Rei, em Luanda:
1 - A CP foi informada sobre os pedidos de adesão à IEU-CAA de duas igrejas: a) Igreja Católica Apostólica de Angola (em Cabinda) e b) Igreja Convenção Evangélica Baptista de Angola (no Uige).
A CP reagiu favoravelmente à estes pedidos mas, criou uma Comissão que vai orientar todo o processo que culminará com a integração das mesmas caso se satisfaçam um conjunto de requisitos que a igreja estabeleceu (não tenho como detalhá-los aqui). Importa realçar que estas igrejas receberam ordem de encerramento no âmbito da Operação Resgate em curso no País e decidiram integrar-se à IEU-CAA com todo o seu património, clero e membros ficando sujeitos à doutrina e liderança da IEU-CAA.
2 - Doravante, o processo de selecção de candidatos à ordenação ministerial e à formação teológica terá um formato diferente. Até aqui, o candidato era enviado pela sua paróquia ao Distrito e o Distrito submetia à aprovação da CP. O novo processo é o seguinte:
a) A paróquia propõe o candidato que é submetido à avalição do senado (o Senado é um novo órgão da alta liderança composto pelo Bispo, Deão e Delegados Episcopais);
b) O senado, por sua vez, caso aprove a candidatura, envia para o chamado Comité de Irmandade e Vocação;
c) O Comité de vocação (liderado pelo Deão e composto pelos Rev. Ernesto Luimbi, Rev. Kiaku Avelino, Rev. Eduardo bengui e mamã Kikala Isabel Tomás) avaliará as motivações que levam o candidato à candidatura à ordenação ou à formação teológica. Depois disto a candidatura é enviada ao chamado Comité de Seleção ou avalição;
d) O Comité de Seleção (liderado pela Revda Julieta Fernando e composto pelo Rev. André Muanza, mamã Cláudia Ferreira, irmão Osvaldo Ferreira, o irmão Alves Abílio Alexandre) terá a responsabilidade de avaliar os candidatos através de entrevistas, ouvir as famílias e outras pessoas mais chegadas e em caso de parecer favorável, remeter ao Senado do Bispo.
e) Cumpridas todas as etapas anteriores, o Bispo marca a data para a ordenação do candidato.
O objetivo desta medida é elevar a qualidade em todos os aspectos dos candidatos à ordenação e formação teológica através dum processo mais rigoroso e a avaliação minuciosa da conduta moral e espiritual envolvendo o seu meio familiar, laboral e círculo de amizade.
3 - A CP foi informada da decisão final do sínodo dos Bispos da Província da África Austral em aprovar o relatório da auditoria sobre a Diocese Missionária de Angola, passando agora para Diocese plena. A inauguração ou Proclamação da Diocese de Angola acontecerá no dia 01 de Dezembro no terreno da Catedral e será presidida pelo Arcebispo do Cabo, na qualidade de nosso metropolita na África Austral.
As principais mudanças serão:
a) Angola poderá eleger o seu próprio Bispo conforme o procedimento definido no canon 4 (ver Cânones);
b) Depois de 5 anos de Diocese plena, a Diocese de Angola pode iniciar, caso deseje, a multiplicação de dioceses (ou seja, criar outras dioceses);
C) A Diocese de Angola deverá pagar a sua quota mensal à Província, no valor de 400USD/mês;
4 - A CP respondeu favoravelmente à solicitação do Arcebispo quanto à aposentação do actual Bispo de Angola em Agosto de 2021.
5 - As seguintes Congregações serão submetidas à uma avaliação das suas respectivas direções distritais para averiguar a sua preparação para ascenderem à paróquias:
a) Luanda Norte:
- São Miguel e Todos os Anjos
- Santa Maria Madalena
- São Paulo
- Emmanuel, O Cristo
b) Luanda Sul
- Transfiguração
- Bom Samaritano
- São Filipe
- Casa Pastoral
c) Uige
- Bom Pastor
d) Lukunga-a-Loge
- Santa Mônica
O Distrito vai avaliar as Congregações com base em vários critérios, destacando os seguintes:
a) Nr de membros comungantes;
b) Infra-estruturas
c) Prova de participação no Fundo Diocesano
d) Vontade própria de se tornar em paróquia e capacidade para providenciar sustento ao seu pastor.
O Distrito voltará a submeter à CP que na sua próxima sessão, em Julho, tomará a Decisão final. As Congregações aprovadas ascenderão à categoria de paróquia depois da proclamação da Diocese plena. Quanto aos novos Distritos, ficou para a fase seguinte.
Está também em estudo a possibilidade de algumas paróquias em certos distritos serem transformadas em Congregações devido ao seu baixo desempenho e pouco crescimento tanto numérico como financeiro.
6 - A CP permanente foi informada sobre o facto da igreja no Huambo encontrar-se sem um pastor pelo facto de o seu então pastor, Rev. Caetano Ilungui encontrar-se detido na comarca do Huambo por problemas com a justiça. A CP criou uma Comissão liderada pelo Ven. Pedro Jamba (Delegado Episcopal do Distrito Centro-Sul de Angola) e composta pelo Rev. André Muanza e o irmão Domingos Massala que deverão deslocar-se ao Huambo para averiguar a situação e confortar a igreja local.
Enquanto se aguarda a nomeação de um novo pároco para o Huambo e representante legal da igreja naquela província, os cuidados pastorais ficam à cargo do Ven. Pedro Vilar Jamba.
7 - A CP tomou conhecimento do resultado da auscultação feita pelo Secretariado Diocesano em 6 paróquias de Luanda que concluiu que:
a) Uma das principais razões para a baixa contribuição no Fundo Diocesano é a falta de informação sobre a aplicação das receitas pela sede diocesana uma vez que os relatórios nao chegam à base. Recomendou-se um maior controlo na distribuição dos relatórios financeiros que são sempre apresentados na CP;
b) Denúncia de assédio por parte de certos pastores à jovens (principalmente acólitas). O Sr. Bispo mandou imediatamente que a situação fosse averiguada junto do Distrito;
c) Denúncia de que em algumas paróquias, o proceder do clero não revela um respeito hierárquico entre o pároco e seus assistentes. O Sr. Bispo solicitou a relação nominal de todos os pastores que apresentem algum comportamento desviante para a devida advertência e/ou medida disciplinar.
8- Sob orientação da Província, foi criada a "Comissão da Igreja Segura" para prevenir e identificar todos os tipos de abusos dentro da igreja. O Arcebispo, o nosso Bispo e os demais Bispos da Província, estão preocupados com o crescente número de informações sobre vários abusos (sexuais e não só) dentro da igreja de Cristo pelo mundo afora (não estando a Igreja Anglicana isenta deste mal).
A Comissão, a nível diocesano, será liderada pela Revda. Filomena Teta Estêvão e contará com mais 3 Presbíteros e 3 Leigos (Jovens, UM e SHBM).
A igreja é chamada a denunciar todo o tipo de abusos que se verificarem no seu seio para que se tomem, atempadamente, as medidas que possam evitar "males piores "...
9- A CP debateu e concordou na instituição do dia 09 de Junho como a data de aniversário da nossa igreja. Tendo sido a Missão Evangélica do Norte de Angola criada a 09 de Junho de 1925 pelo Missionário Inglês Archibald Patterson, a CP concordou em promover-se a celebração do centenário da igreja que, neste caso, acontecerá em 2025. Em próximas sessões da CP, discutir-se-à o tema com maior abrangência.
A FEAA comprometeu-se também em submeter, nos próximos dias, as resoluções do fórum de quadros e estudantes realizado em 2017 na Mediateca de Luanda onde um dos grupos abordou precisamente este assunto.
A igreja irá, no espírito da reconciliação, contactar a IERA para promover um encontro emtre as lideranças das duas igrejas e discutir a possibilidade de se realizar programas conjuntos tendo em conta a história comum entre as duas igrejas.
Para este ano, celebrar-se-á, pela primeira vez o aniversário da igreja já no dia 09 de Junho, que, por sinal, é um domingo. O programa será anunciado oportunamente.
Há muitas outras conclusões/resoluções/recomendações... Acho melhor parar por enquanto e trazer o resto em próximas publicações
Paz de Cristo para todos!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sermão da Rev. Julieta Fernando

IV JORNADA CIENTÍFICA